Otimização Taxas Conversão

Converta mais e perca menos dinheiro

Melhore a experiência online do Cliente, inclua videos nas suas campanhas, tenho uma estratégia de email apelativa, utilize softwares de CRM. 

Este é um indicador que mostra a eficácia das duas estratégias e ações. Deve analisar taxas de conversão ao longo do funil de vendas ou jornada do cliente para ajustar e prever resultados ou implementar medidas de melhoria, em certas etapas do processo de Marketing, Venda ou Pós-venda

77%

das empresas convertem mais com recurso a softwares de automação. (Webfx)

Onde optimizar as suas taxas de conversão?

Existem vários touch points com o cliente onde é possível optimizar as taxas de conversão para que perca menos dinheiro ou notoriedade. 

Social media marketing

Crie estratégias de alinhamento de conteúdo com a audiência para alargar a base da sua comunidade.

Google Search

Trabalhe vertentes de SEO para estar no topo das pesquisas da google e tenha Anúncios estratégicos e apelativos que permitam levar o utilizador para o seu website.

Website e Landing Page

Tenha um design e conteúdo apelativo e uma fácil usuabilidade para manter o utilizador na página e tomar ações. Utilize páginas de destino para ações únicas.

Email Marketing

Melhore os títulos, subtitulos e conteúdo. Implemente carácter de urgência, conveniência ou curiosidade no tom da mensagem e personalize as campanhas.

CRM Vendas

Implemente processos de venda centrados no acompanhamento do cliente. Atribua pontuações às leads e oportunidades para gerir focos e prioridades na equipa.

Account Base Marketing

Trabalhe a base de dados para que consigo oferecer alternativas de cross sell. Tenha uma rotina de comunicação como estratégia de retenção.

Notoriedade

Diversifique ações, crie Ebooks, Webinars, Eventos para manter o pretexto e relevância da comunicação e para que a sua empresa não seja esquecida.

Nutrição e Qualificação

Conheça os interesses do seu cliente e crie campanhas de newsletter informativa para que o cliente lhe reconheça autoridade sobre o tema, fique mais informado e propenso à compra.

Os resultados que contam

67%

Compra em websites mobile-friendly

64%

Compra depois de ver um vídeo com bom conteúdo

45%

Dos negócios aumentaram a receita com recurso a CRM

Quer aumentar os seus números?

tens dúvidas sobre taxas de conversão

Temos as respostas para as questões mais importantes.

Queres saber mais sobre taxas de conversão em marketing digital? Vê a nossa secção de perguntas e respostas

A Taxa de Conversão é um indicador ou métrica bastante importante e útil nas análises de campanhas, estratégias e ações de marketing online e offline. O objetivo desta métrica é perceber se as minhas ações tiveram resultados reais que superaram ou não as expectativas ou objetivos. Esta métrica é bastante útil para estabelecer padrões de optimização das campanhas e estratégias de marketing. Por exemplo, podemos querer medir a quantidade de visitantes de um website que preenche um formulário. 

Quanto maior for esta taxa, maior o sucesso alcançado. Aumentar as taxas de conversão significa vender mais por um custo de aquisição igual ou inferior.

De forma simples, é o calculo da proporção entre o número de visitantes e o número total de conversões. Esta proporção consegue-se pela divisão do número de conversões pelo total de visitantes. Imagine que tem 1000 visitas por mês ao seu website e consegue 30 leads ou vendas, a taxa de conversão será de 3%. 

Otimização das taxas de conversão ou CRO (Conversion Rate Optimization) consiste na criação de estratégias para melhorar estas taxas de conversão. Por defeito, são estratégas com base em testes comparativos. Os testes são importantes porque existem dezenas de fatores que levam um utilizador a avançar no funil de marketing ou vendas, o CRO vai ajudar a perceber como gerar mais conversões. 

Esta metodologia permite por exemplo testar diferentes formatos e cores de botões ou evidenciar aquele que é benéfico para a empresa. Melhorar formulários de contacto testando os melhores campos para as audiências. As lojas online vivem o drama dos carrinhos abandonados, é necessário testar a usuabilidade, implementar estratégias de remarketing por via do e-mail marketing ou de anúncios. 

Os tipos de taxas de conversão dependem sempre do processo de marketing e vendas associados aos diversos pontos de contacto com o potencial cliente ou cliente. As taxas de conversão mais utilizadas medem a proporção de:

  • Número de visitantes num website,
  • Pedidos de orçamentos,
  • Compras na loja online,
  • Download de e-books,
  • Subscrição de newsletter 
  • Leads convertidas
  • Oportunidades qualificadas
  • Inquéritos de satisfação respondidos

As taxas de conversão variam de indústria para indústria e de dispositivo para dispositivo, a taxa de conversão médias é de 3%. As taxas de conversão mais altas podem atingir os 6% e as mais baixas os 1,5%. Os setores ligados ao Imobiliário, Software e B2B registam taxas mais baixas que o setor da educação ou financeiro. Vendas de produtos também regista uma taxa de conversão mais baixa comparativamente com a a venda de serviços. Dados publicados no website Rockcontent mostram que o setor da saúde e bem-estar e veterinário têm as melhores taxas de conversão.