Mais vendas com Email Marketing
Seja mais eficaz na utilização de técnicas de email marketing, crie fluxos e automatismos de email para atrair, angariar, vender e envolver os potenciais clientes com a sua marca. Só precisa da estratégia certa para cada tipo de ocasião e público-alvo.



- Campanhas Lead Generation
- Campanhas Account Base
- Workflows e Automações
- Setup Plataformas
- Optimização de base de dados e redução Risco SPAM
- Aumento Taxas Abertura, Clique e Conversão
das pessoas dizem ter sido influenciadas pelo e-mail marketing (Salecycle)
Mais próximo do seu clinte
Quando se trata de atingir o target, nada mais direto que uma mensagem na caixa de correio.
Tem desafios com e-mail marketing?
- Reunião 1 hora
- Levantamento Desafios
- Roadmap Implementação
Não seja mais um na caixa de correio.
Seja Relevante, Personalize!
E-mail Marketing one size fits all já era.
O sucesso de uma campanha está na relevância e do nível de personalização que consegue ter em cada e-mail. Lembre-se que está a enviar um e-mail para várias pessoas, mas do outro lado está um cliente que recebe um e-mail de vários “vendedores”.
Setup de plataformas
Existem inumeras plataformas de email marketing, algumas que funcionam de forma isolada, outras integradas com plataformas de CRM e outras desenvolvidas dentro de plataformas de CRM. É importante definir o objetivo e os resultados para escolher a melhor plataforma. O que deve ter em conta:
- Dimensão da Base de Dados: Um site permite que o seu negócio seja encontrada por potenciais clientes que procuram por produtos ou serviços semelhantes aos seus.
- Nº de e-mails a enviar por dia: Um site bem estruturado com conteúdo informativo vai alavancar a sua empresa e a construir autoridade sobre o tema do seu negócio.
- Automatismo: Ter uma presença digital com boas avaliações dos clientes transmite credibilidade aos futuros clientes.
- Integrações: Um website bem otimizado e com páginas de destino com propósito vai alavancar a entrada de leads no pipeline via website com pouco esforço comercial.
- Personalização: Não seja apenas mais um website na internet, é imperativo personalizar a experiência do cliente. Ter um título a dizer “Olá” quando é a primeira visita e outro a dizer “Obrigado por voltar”. Motre conteúdo e recursos relevantes para cada utilizador em cada fase.
Optimização de Base de Dados
Ter uma base de dados atualizada, limpa e fiável é um principio basilar numa estratégia de e-mail marketing. Esta rotina contribui para o aumento das taxas de abertura e clique e também para o rating de spam, crucial nos dias de hoje. Vantagens da optimização:
- Segmentação: Uma base de dados estruturada, atualizada e optimizada facilita a criação de listas e segmentos e torna a sua mensagem mais relevante. Ser relevante potencia a taxa de abertura, clique e conversão de forma direta.
- Controlo Hard Bounce: Optimizar significa eliminar endereços de e-mail que já não existem. Devemos mantar este indíce abaixo dos 2,5% em cada campanha. Idealmente próximo de 0% que irá contribuir para um melhor rating de spam.
- Criação de Tópicos: Criar listas ou tópicos pode ser importante para reduzir níveis de Spam. Estes tópicos podem estar associados e interesses ou cargos. Mesmo que o target cancele a subscrição de uma newsletter poderá sempre continuar a receber mensagens de Natal.
Integração com serviços externos
Nem todas as campanhas ou ações de e-mail têm como objetivo a conversão, mas na hora de converter, conheça quais os títulos e conteúdos que mais convertem e tenha acesso a modelos pré-feitos.
- B2B vs. B2C: Targets e segmentos bastante distintos onde o emocional e o racional tendem a ser extremos e os gatilhos para conversão diferentes.
- Títulos e Call to Actions: Saiba e perceba quais os títulos que mais atraem e quais as estratégias de Call to Action permitem uma maior taxa de clique.
- Calendário de Conteúdo: Saiba como criar uma estratégia de conteúdo de email marketing capaz de manter a audiência atualizada sobre os diferentes tópicos que quer comunicar.
- Obrigatório: Perceba em que fases da jornada do cliente é importante comunicar e que conteúdo deve ser comunicado. Desde estudos de caso, a artigos de blog, confirmação de encomendas e estado de envio.
Automação de Campanhas
Poupe tempo e dinheiro, ter um bom plano de e-mail marketing poderá poupar-lhe horas de trabalho. Aprenda a automatizar consoante comportamentos de abertura e clique, pedidos de catálogo ou orçamento ou através de informações de comportamentos online como os carrinhos abandonados..
- Workflows: Crie processos consoante a fase da jornada de compra, interesse ou comportamento do consumidor.
- Campos Personalizados: Personalize o assunto ou título de um e-mail, por exemplo, com base em dados demográficos como o nome do cliente ou da empresa e o distrito.
- Aumente taxas de conversão. Os workflows e personalizações contribuem para a relevância da comunicação e consequente taxa de conversão. Defina quando deve parar de comunicar.
360 View
Já utiliza E-marketing? Talvez precise disto!
Migrar de Plataformas
A plataforma que utiliza não está a dar resposta às suas necessidades. Procuro a solução ideal para o seu caso e garanto a migração consistente dos dados para que não perca o que é mais importante para si, Dados, Modelos de E-mail e Análises.
Auditoria E-mail Marketing
As taxas de abertura, clique e conversão estão a baixar? Precisa de inovar e optimizar, a auditoria de e-mail marketing permite encontrar do's e dont's dentro da sua estrutura, corrigir e sugerir melhorias e inovações que possam melhorar os resultados.
Dashboards de Análise
Crie dashbords que permitam ver de forma gráfica o comportamento de uma campanha, comparar campanhas, analisar conversões. Os dashboards podem ser criados em plataformas de CRM, Excel ou outras que permitam a importação de dados.
“Numerique PPC service is light years ahead of the competition because of their intelligent, specialized and courteous account managers.”
CEO Transfers Door 2 Door

o e-mail marketing está a morrer?
Porque devo usar e-mail marketing?
Top 3
É o #3 canal mais utilizado por profissionais de marketing para impulsionar as suas ações e o retorno.
Fonte: Hubspot
99%
dos utilizadores abrem a caixa de correio todos os dias. 38% chega a abrir 3 vezes por dia.
Fonte: Hubspot
13%
é o aumento médio da receita com origem em e-mail marketing entre 2020 e 2023 com tendência a atingir 18% em 2027.
Fonte: Statista
FAQ
Perguntas frequentes sobre e-mail marketing
Procura saber mais sobre email marketing? Veja as nossas perguntas e respostas abaixo:
A história do Email Marketing começou no fim da década de 1970, quando Gary Thuerk, enviou 400 e-mails promovendo computadores da companhia, o que resultou em 13 milhões de dólares em vendas. Só nos anos 1990 é que a internet massificou o E-mail Marketing.
O e-mail marketing é uma estratégia de marketing digital que utiliza o e-mail para comunicar com clientes ou contatos. Pode ser usado para diversos objetivos, como promover produtos ou serviços, aumentar as vendas, gerar leads ou melhorar o relacionamento com clientes.
Algumas dicas para criar uma estratégia de email marketing eficaz:
- Construir uma lista de contatos qualificada: A lista de contatos é o principal ativo de qualquer estratégia de e-mail marketing. É importante construir uma lista de contatos composta por pessoas que realmente têm interesse pelos produtos ou serviços que oferece.
- Segmentar os contatos: Não envie a mesma mensagem para todos os seus contatos. Segmentar os contatos permite que envie mensagens mais relevantes e personalizadas.
- Criar conteúdo de qualidade: O conteúdo do seu e-mail marketing é o que vai determinar se os seus contatos vão abri-lo, lê-lo e interagir com ele.
- Medir os resultados: É importante acompanhar os resultados das suas campanhas de e-mail marketing para verificar se elas estão sendo eficazes.
Para criar uma estratégia de email marketing eficaz, é importante:
- Crie uma linha de assunto atraente: A linha de assunto é a primeira coisa que o seu destinatário vê, então é importante que o título seja atraente e chame a atenção.
- Personalize o seu e-mail: Inclua o nome do destinatário no e-mail e use linguagem personalizada para torná-lo mais relevante.
- Envie e-mails com frequência regular: Não envie e-mails com muita frequência, mas também não deixe passar muito tempo entre as mensagens.
- Inclua um call to action: Indique ao seu destinatário o que quer que ele faça, seja clicar num link, subscrever uma newsletter ou comprar um produto.
Existem inúmeras maneiras e critérios que podem ser aplicados para segmentar a base de dados agrupados nos parâmetros demográficos, interesse, fase da jornada de compra, comportamentos, interações ou lead scoring. O total de critérios pode chegar a 80 consoante a dimensão ou estrutura da base de dados.
Fundamentalmente, tenha em conta três fatores na altura de segmentar:
- Campos da base de dados: Deve ter uma boa estratégia de recolha de dados. Se por exemplo não tiver o campo cargo ou departamento, nunca vai conseguir segmenta por esse tipo de critérios. Pense que critérios são importante para o seu negócio e inclua-os no processo de recolha de dados.
- Processos e workflows: A segmentação poderá ser feita de forma automatizada. Imagine o mercado automóvel, o cliente que peça orçamento de um utilitário e o cliente que pede de um super desportivo, irão entrar para segmentos diferentes.
- Tecnologia necessária: O processo de recolha de dados pode passar por plataformas diferentes (landing page, formulário website, plataforma e-mail marketing, CRM, ticketing), uma tecnologia que esteja integrada vai garantir que não existe perda de informação e que poderá aplicar workflows de forma eficiente.
A taxa de abertura é um indicador que funciona como um quebra gelo. O primeiro passo já está dado, há um match entre a relevância do título e o interesse do contacto, ou seja, o contacto foi exposto ao conteúdo. Quanto mais baixa a taxa de abertura, menor a exposição do contato ao conteúdo. Por outro lado, se o objetivo do e-mail marketing é converter, uma grande taxa de abertura seguida de uma taxa de conversão baixa pode sugerir que o conteúdo da campanha não despertou a necessidade de compra imediata e que poderá ter de ser melhorado ou utilizar conteúdo diferente que converta. Para aumentar a taxa de abertura deve garantir:
- Títulos atrativos e subtítulos
- Segmentação objetiva
- Personalização do Título (nome, cargo, nome empresa)
- Temática da Campanha
- Frequência no envio de e-mails
- Rating do Domínio
- Configurações técnicas corretas (SPF e DKIM)
Escrever o título do e-mail pode ser bastante desafiante, resumir todo o conteúdo em 5 a 10 palavras não é fácil. Procure tecnologias que permitam editar o título e subtítulo para que possa ter mais espaço para escrever o assunto da sua mensagem. Desta forma evita que o utilizador identifique a mensagem como “newsletter” ou e-mail marketing. Um utilizador que leia no subtítulo a expressão “não consegue ler ou ver imagens? visualize no browser” identifica de forma imediata que se trata de e-mail marketing e a probabilidade de não abrir aumenta consideravelmente.
Alguns critérios que podem ajudar à construção de um bom título passam por:
- Incluir prazos e urgência: “Só hoje!”, “Não perca até amanhã …”
- Curiosidade: “Top 3 …” , “5 coisas que tem de ver …”
- Credibilidade ou Prova social: “200 Hotéis usam …”
Um CTA (Call To Action) em Português denominado de chamada para a ação é um texto ou um botão que induz o utilizador a realizar uma ação especifica, como por exemplo, visitar um site, comprar um produto, assinar uma newsletter. O objetivo de um CTA é aumentar as conversões, ou seja, o número de pessoas que realizam a ação e avançam na jornada.
Um bom CTA tem de ser:
- Claro: o utilizador deve perceber o resultado da ação
- Convincente: para que o utilizador se sinta tentado a carregar
- Evidente: deve estar destacado do restante conteúdo, seja pela forma, tamanho ou cor para que chame a atenção.
Alguns exemplos de CTA são “Compre Agora”, “Saiba Mais”, “Assine a Newsletter”. Deve ter em atenção o correto alinhamento entre o público-alvo e o tom de voz utilizado. Por fim, é importante testar diferentes CTA e analisar qual o que lhe traz maiores taxas de cliques.
O sucesso de uma campanha está diretamente ligado com o objetivo da mesma. Existem cerca de 10 indicadores que podem ser utilizados para medir o sucesso de uma campanha. O E-mail Marketing é muito importante para o “Performance Marketing” porque é uma ferramenta que permite medir a minha ação e optimizar a minha estratégia.
- Taxa de Abertura
- Taxa de Cliques
- Soft Bounce
- Hard Bounce
- Taxa de Conversão
- Taxa de Deliverability (entregabilidade)
- Queixas de Spam
- Retorno do investimento
- Tempo de leitura
- Lifetime Value do Suubscritor